Como escolher o seu DPO

A lei é clara com relação ao encarregado de proteção de dados ou DPO.

Artigo 5°, VIII – encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);

Portanto, o encarregado de dados ou DPO, é um profissional de extrema importância. Pois, ele prestará esclarecimentos sobre o tratamento de dados à ANPD, aos Titulares, e orientará a empresa sobre a cultura da privacidade/proteção de dados. Portanto, o DPO deverá ter:

  • Conhecimentos mínimos em privacidade de dados;
  • Ser capaz de promover uma cultura de privacidade na organização;
  • Ter conhecimento da Lei n. 13.709/2018 (LGPD);
  • Ter conhecimento sobre operações de processos de negócios que fazem tratamento de dados;
  • Ter conhecimento sobre tecnologia e segurança da informação.

Os pontos destacados anteriormente são primordiais para que um profissional da empresa possa atuar como encarregado de dados, a seguir destacamos algumas atividades que ele deverá fazer:

  1. Aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências;
  2. Receber comunicações da autoridade nacional e adotar providências;
  3. Orientar funcionários e os contratados da entidade a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; e
  4. Executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares.

A organização deverá divulgar publicamente as informações de contato e identidade do encarregado de dados, de forma clara e objetiva, de preferência no sítio eletrônico do controlador.

Para as pequenas empresas que não possuem recursos para efetuar a contratação de um DPO, recomendamos que as mesmas aloquem um profissional para atuar como DPO com base no que foi dito.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.